Vintage e Retrô

A diferença do vintage e do retrô

Muita gente não sabe, mas há diferença entre os termos vintage e retrô.
A palavra "vintage" vem do inglês e seu termo denomina apenas objetos (coisas) que realmente são de décadas ou séculos passados. No entanto, para a moda, há uma pequena particularidade na hora de comprar sua peça vintage para que a peça realmente valha o valor pedido na etiqueta: é necessário que a peça tenha mais de duas décadas e não tenha sofrido modificações no decorrer do caminho (customização, reforma...). Exemplos de peças vintage: o broche da bisavó, a bolsa da vovó, os óculos hippies da titia...

A palavra "retrô" deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempos passados", isto é, implica em um movimento em direção ao passado. A diferença é que as peças retrôs são novas funcionando, na maioria das vezes, como "eterno" ou "clássico"(é criado hoje, mas com cara de antigo). Exemplos de peças retrô: os novos sapatos Oxford, as novas bolsas modelo Chanel...
Por que usar peças vintage?
O uso de peças vintage é uma maneira inteligente de criar um look único (ninguém aparecerá com uma roupa igual a sua). São peças, muitas vezes, que não saem de moda. O vintage faz toda a diferença na composição do visual, lha dá a imagem de que você sabe usar a moda e a usa a seu favor.

DICA: Misture roupas de lojas de departamento com lindas peças de estilistas e acrescente uma peça vintage (uma bolsa, um colar, um casaco...). Você vai ver como receberá elogios nesse dia.


Lips Charms - Para Mulheres Charmosas

A "indústria do Luxo" investe cada vez mais em itens diferenciados. O hit da estação são os chaveiros-gloss (lembrando que eles possuem espelhos). É realmente puro glamour.

Lip Charm - Burberry

Clip On - Mary Kay (Edição Limitada - Metro Chic)

Quem não quer colocar a chave de casa ou do carro num chaveiro desses?

Moderno Anos 70

Criei esses looks dominicais inspirados nos anos 70 (é claro, vintage com um toque de modernismo).


Não tem mais o que inventar...

Acho a tecnologia o máximo!!! De verdade. Mas vou ter que dizer isso novamente: Não tem mais o que inventar!!!

No post de ontem, escrevi sobre as sapatilhas dobráveis (invenção nota 1000!), como sou curiosa e sempre busco novidades, numa das pesquisas em um dos sites das tão inteligentes sapatilhas encontrei essa invenção:

http://www.footzyrolls.com/heatz-resuable-instant-heat-packs.html


Adivinharam o que é?

Essas "bolachinhas" são para aquecer os pés de quem usa as sapatilhas em dias frios. Fala sério!!! E podem ser usadas nas luvas também (primeira foto da esquerda). 

Genial!!!


Aliviando o Cansaço dos Pés

Hoje é sexta-feira, dia em que as pessoas saem do trabalho mais felizes, alguns até apressados. Tem gente que vai viajar, tem gente que vai sair com os amigos, namorado, marido...  Hoje é sexta-feira, início do fim de semana, no entanto, mesmo que amanhã você não vai acorde cedo, aguentar ficar acordado até tarde não é tarefa tão fácil (pelo menos para a maioria das pessoas...).
É aí que entra essa dica super bacana para as mulheres que passaram a semana de salto ou estão super cansadas: as sapatilhas dobráveis.


As sapatilhas podem ser guardadas no canto da bolsa, não ocupam espaço e, o melhor, na hora que você estiver com os pés esgotados, você troca (parece até que dá uma acordada - podemos comparar com aquela situação: chegando da balada em casa e colocando os pézinhos num chinelo super confortável). 

Eu adorei a ideia dessa sapatilha!!!!! Viva a praticidade e o conforto sem perder a elegância!!!!! 

Para quem quer ver mais:

Xô Pele Ressecada

Ninguém merece ter a pele ressecada! E com a mudança brusca de temperatura, é claro que a primeira consequência foi na minha pele (não façam isso, mas eu abuso dos banhos quentes, rs). Hoje vou dar a dica de um dos meus "queridinhos da Mary Kay": o Creme Hidratante Intensivo (para pele seca).

Os hidratantes das linhas de Cuidados com a Pele Mary Kay são passos essenciais para a hidratação necessária. Algumas mulheres precisam de uma hidratação adicional, em diferentes épocas, e essa é a razão pela qual Mary Kay oferece os produtos personalizados que melhoram a hidratação da pele. Creme rico e luxuoso, deixa a pele imediatamente mais radiante e com a sensação de maciez. Hidrata a pele por até 10 horas. Aplique depois do hidratante regular quando necessário – de manhã, à noite ou em ambos.


Mais informações no site: www.marykay.com.br

Saia Plissada

Inspirado no famoso vestido branco se Marilyn Monroe (O Pecado Mora ao Lado), Givenchy, Chloe e muitas outras marcas famosas apresentaram esse revival em seus desfiles de Primavera/Verão 2011.




No entanto, a saia plissada apesar de ser uma das apostas de muitos estilistas e já estar em evidência desde o lançamento do filme Sex and The City ainda é raridade nas vitrines.

O plissado, particularmente, acho uma peça "um pouco fora de mão" para usar. Não é tão simples de usar e dependendo do look que você monte pode fazer o tiro sair pela culatra. Em contrapartida, o plissado é feminino e delicado.



DICA: Para não cair na mesmice e não parecer que você está usando uniforme em eventos sociais (festas, cocktail, balada, ...) use essa tendência antes de virar febre. Ah, e não invista muito do seu salário nessa peça, essa moda passará e corre o risco de voltar só daqui uns 30 anos (não vale a pena investir).


Como usar?
Não há uma proibição, mas as mulheres popozudas (bumbum grande ou quadril largo) devem tomar cuidado, optando por tecidos mais leves, evitando, assim, que o tecido arme e dê mais volume. Ah, o comprimento da foto acima é o mais adequado.

Já as mulheres baixas não podem usar a saia no comprimento da foto (nesse caso, só pode ser 8 ou 80, isto é, comprimento acima do joelho ou longo. Meio termo jamais!!!).




Para quem ama Bolsas

Achei genial essa dica de Trinny Woodall e Susannah Constantine no livro "O que suas roupas dizem sobre você":

"A bolsa é um acessório, além de funcionar como uma peça útil. E deve complementar sua roupa. Em termos de moda, talvez o crime mais cometido pelas mulheres seja a compra de uma bolsa preta e de uma sacola bege de compras, usando-as com tudo. Procure bolsas de cores que combinem com diversas de suas roupas. É melhor ter uma coleção de bolsas baratas do que apenas uma caríssima, mas preta".

Com base na opinião das autoras, separei algumas dicas interessantes:
Os compromissos profissionais e sociais de uma mulher do século XXI, exige looks diferentes e consequentemente, as bolsas devem fazer parte desse conjunto. Mas não pense que uma mulher precisa de 20 bolsas no seu guarda-roupa. Para montar um guarda-roupa inteligente, a mulher precisa de 4 bolsas:

Bolsas para trabalho: São bolsas em que o espaço é fundamental, o tamanho pode variar entre médio e grande e a cor deve combinar com suas roupas de trabalho (se suas roupas são estampadas, prefira as lisas, no entanto, se elas são, em geral, lisas, escolha uma bolsa estampada para quebrar a mesmice). As bolsas devem ser maiores para poder caber agenda, carteira, chaves, celular, necessaire, óculos, etc. Aconselha-se que essa bolsa não tenha muitos detalhes, pra não brigar com a roupa ou com o sapato, ou seja, opte por algo elegante e clean.

Bolsas para programas noturnos: São bolsas de médias a pequenas. São mais descontraídas, indicadas para: cinema, teatro, barzinho, restaurante, cocktail, ... Geralmente cabem a carteira, as chaves, o celular e alguns itens de maquiagem para retocar.
CUIDADO: Nem sempre essas bolsas são indicadas para serem usadas em festas (casamento, formaturas, ...).

Bolsas para baladas: São bolsas pequenas também e nada impede que seja a mesma bolsa do item anterior, só atente para o seguinte detalhe: Se você não irá usar o serviço de chapelaria, recomenda-se o uso de bolsas com alça comprida para ser usada na diagonal. Além de alongar e emagrecer, a bolsa não irá atrapalhar na hora de ir para a pista de dança. Se gosta de brilho e pedrarias, aqui é permitido.


Bolsas para festas: Como os looks de festa são sempre mais elaborados, as bolsas femininas precisam acompanhar a sofisticação (é hora de abusar nas pedrarias, brilhos, ...). As bolsas para festas são pequenas e apenas cabe o essencial (tem mulher que faz milagre para caber o kit de maquiagem!).



Dicas finais:

  • Bolsas, sapatos e cintos não precisam ser sempre da mesma cor. O importante é harmonizar o estilo das peças.
  • As bolsas média ou grande ficam melhor usadas com sapatos sem salto ou de saltos mais larguinhos. Nos looks noturnos (bolsas menores), dê preferência para sapatos de saltos mais finos.