Óculos: formato ideal para cada tipo de rosto

Coloridos, pretos, de acetato ou de metal, grandões ou discretos, os óculos de sol não apenas ajudam a disfarçar aquelas as tão temidas olheiras, como também representam modernidade e beleza, além de essenciais para evitar a incidência dos raios de sol sobre a retina.
Ontem, fazendo algumas pesquisas de compras online, acabei encontrando uma loja virtual interessante, em que os óculos saem na média de R$17,00, que foi o que inspirou o post de hoje. Eu não sei se são bons, estou pensando em fazer uma compra para avaliar (em breve, avisarei).

DICA IMPORTANTE:
A cor da lente não influi na eficácia em proteger os olhos dos efeitos lesivos do sol. Preta, verde ou marrom, o que importa é que elas tenham fatores de filtros específicos.


Bom, então vamos ao que interessa: as dicas.
FORMATO IDEAL PARA CADA TIPO DE ROSTO

Rosto Redondo
A largura desse tipo de rosto, na maior parte das vezes, é igual ao seu comprimento. As melhores armações são as quadradas, pois dão a ilusão de que o rosto é mais anguloso.
Outra dica: opte pelos modelos ovalados ou estilo gota, como o aviador.
Aviador - Óculos Tom Ford

Rosto Quadrado
Com a testa, maxilar e maçãs na mesma largura, um rosto quadrado pede modelos arredondados ou em formato oval, mas se você possui o rosto quadrado e quer usar óculos quadrado, procure modelos de cantos arredondados.
_ Por que odelos totalmente redondos ou arredondados apenas nas laterais?
_ Porque suavizam as linhas da face.
Outra dica: para quem tem rosto quadrado os modelos que tendem para o formato “triângulo deitado” também são indicados. Os retangulares também caem muito bem, mas devem ter ângulos curvados.

Rosto Coração
Segue as linhas do rosto oval, mas um pouco mais estreito no queixo e a testa mais larga. Evite modelos mais largos do que a testa (porque tendem a enfatizá-la) e procure modelos com armações finas ou sem armação (mais indicados).

Rosto Oval
Combina com qualquer formato de armação. A privilegiada que possui um rosto oval, está livre para escolher qualquer modelo. Seu rosto não põe em evidência testa, queixo ou maxilares. Aproveite!

Rosto Triangular
É o mais delicado. Caracterizado por um queixo fino e uma testa mais larga. Opte por armações grandes, mas dê preferência às lentes em degradê.
Outra dica: modelos maiores para preencher o centro do rosto são tudo. Opte por modelos também com uma base nasal menor (as orientais devem aproveitar a onda das armações de metais, que costumam ter plaquetas gelatinosas e ficam mais ajustados ao rosto).

Um comentário: